terça-feira, 10 de julho de 2012

Educação apresenta balanço das ações em encerramento da Semana do Meio Ambiente

Apresentação do Coral da Seduc no encerramento
da Semana do Meio Ambiente. (Foto: Helenice Stela)
Cerca de 80 pessoas participaram nesta quarta-feira (06.06) do encerramento da semana do Meio Ambiente realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Cuiabá. A atividade organizada pela Gerência de Educação Ambiental contou com a presença de professores, alunos e servidores da Secretaria.
O evento foi aberto pelo Coral da Seduc que interpretou canções relacionadas à natureza de Mato Grosso. Na sequência, o dispositivo foi composto pela secretária adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, superintendente de Diversidades Educacionais, Débora Pedrotti, gerente de Educação Ambiental, Giselly Gomes, e pelo representante da Rede Matogrossense de Educação Ambiental, Herman de Oliveira.
Em sua fala, Fátima Resende destacou o trabalho dos profissionais da Gerência na preparação das atividades da semana e enfatizou as ações realizadas com as Escolas do Estado na elaboração de projetos ambientais que visam à construção de unidades de ensino sustentáveis. “Os nossos alunos são o foco principal das ações ambientais desenvolvidas pela Seduc, pois somente com eles podemos construir um mundo mais sustentável”, destacou.
Débora Pedrotti ressaltou que neste ano a semana do Meio Ambiente foi comemorada de maneira diferente pela Seduc. “Fizemos questão de realizarmos as atividades nas Escolas, somente o encerramento que está acontecendo na Seduc”, disse. Ela citou a realização de eventos na Escola Presidente Médici e no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), Almira Amorim, em Cuiabá; e na Escola José Leite de Morais, em Várzea Grande.

Durante o evento a gerente Giselly fez um balanço positivo da semana de atividades. “Conseguimos ver que muitas unidades de ensino da capital e de Várzea Grande já desenvolvem ações ligadas à temática da Educação Ambiental”. Entre elas estão à instalação de Comissões de Qualidade de Vida (Com-Vidas), além de Grêmios Estudantis com a designação de estudantes para desenvolverem atividades de conservação das Escolas. Ela também citou a contribuição que a Educação Estadual apresentou para a Carta de Mato Grosso, que será encaminhada aos debates da Conferência Rio + 20 que ocorrerá na próxima semana no Rio de Janeiro.
Educação apresenta balanço das ações em encerramento
da Semana do Meio Ambiente (Foto: Helenice Stela) 

Experiências
Participante do evento a diretora da Escola Estadual, Antonio Epaminondas, localizada no bairro Lixeira, em Cuiabá, Rosangela Roquette citou que as experiências vivenciadas durante a semana serão utilizadas na implantação do Com-Vidas, na unidade.
“Já temos o Grêmio, que possui alunos designados como conselheiros ambientais. Também promovemos a realização de diversas palestras voltadas à temática. Porém queremos desenvolver a Com-Vidas para aprofundarmos as ações e criarmos um projeto específico discutido coletivamente de cuidado ambiental para a Escola e o entorno”, disse.
Para o estudante Pedro Henrique Pontes, 13, aluno do 2º fase do 3º ciclo (8º ano) que estuda a três anos na Epaminondas, desde que as ações de Educação Ambiental começaram a ser implantadas houve melhoras no ambiente da escola. “Antes havia muita sujeira e lixo jogado no chão. Mas este ano notamos que a escola está mais limpa. Os alunos estão cuidando mais dos banheiros, do pátio e das salas de aula”, contou.
Ao final houve visita a exposição da servidora da Seduc e artista plástica Eliz Rosseto. Ao todo são 05 telas e 12 desenhos que estão expostos no saguão do prédio anexo da Secretaria, ao lado da sala da Gerência. “As obras tem por objetivo mostrar a natureza matogrossense e conscientizar para a necessidade de cuidarmos do meio ambiente. A arte sensibiliza e nos motiva para a importância da preservação”, finalizou.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Notícia divulgada no site da SEDUC-MT, no dia 06/06/2012.
Para ler diretamente no site, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário